Olá, trazemos aqui para você uma fórmula de Shampoo Sólido de Baixo Custo usando o mínimo de ingredientes possíveis para ainda assim criar um produto final de ótima qualidade! Fica ligadinho nesse post que você certamente vai adorar.

Antes de tudo, veja os Shampoos Sólidos que já criamos aqui no canal: Shampoo de Gojiberry, Shampoo de Beterraba, Shampoo com 7 ingredientes, Shampoo com 5 ingredientes, Shampoo para Cabelos Secos e Shampoo para cabelos Oleosos. Quer aprender a fazer shampoo sólido? Então vem com a gente!

Atenção:
Disponibilizamos links de fornecedores parceiros e de confiança, junto com a lista de ingredientes! Se você notar, o nome do ingrediente aparece em cor diferente, isso significa que tem um link associado a ele. Basta clicar no ingrediente que você será direcionado ao link de compra do fornecedor. Alguns links podem estar desatualizados, caso não consiga abrir, nos envie um comentário

Ingredientes – Shampoo Sólido de Baixo Custo

Observação
Na Cosmética, é de praxe indicar a quantidade de matéria prima em Porcentagem (%). As fórmulas em porcentagem são perfeitas para que as pessoas possam calcular sua produção em diferentes quantidades/, seja por mudança na demanda, ou pela disponibilidade de espaço em estoque, ou qualquer outra razão. Você tem dificuldade para fazer a conversão de % para peso (g)? Esse conteúdo vai esclarecer suas dúvidas!

Ingredientes

Opcional

Você pode usar o Plantarem 1200 ou Plantarem 2000 no lugar da Betaína, porém ela é mais barata e como a proposta é de criar um produto de baixo custo optamos por ela.

Tenha em mente que os ingredientes opcionais enriquecerão seu produto final, mas também irá aumentar o preço de custo para produzir seu Shampoo Sólido.

  • 1% de Óleo Essencial (se usar desconte na Manteiga de Karité)
  • Proteínas Hidrolisadas
  • Extrato em pó

Temos um E-Book falando sobre esse assunto, caso deseje se aprofundar recomendamos que você venha conhecer:

Passo a Passo

Em primeiro lugar pese seus ingredientes usando uma balança de precisão.

Inicie o aquecimentos dos ingredientes Oleosos sólidos (Manteiga e Álcool Cetílico). Misture bem até derreter por completo.

Derretimento

Misture bem os ingredientes em pó, usando uma máscara para proteger suas vias respiratórias.

Ingredientes em pó
Ingredientes em pó

Misture a Betaína, Oleorresina e Conservante nos ingredientes em pó e misture bem. Por fim, acrescente também os ingredientes oleosos derretidos e misture!

A textura final é semelhante à de uma massinha de modelar mesmo!

Massinha de Shampoo!
Massinha de Shampoo!

Para medir o pH do Shampoo, pegue 1g da “Massinha” e misture com 9g de Água Destilada. Misture muito bem e meça o pH usando uma Fita medidora. A saber, usamos a da Merck. Nosso pH deu na faixa entre 5 e 6, o que está ótimo para esse tipo de produto.

Procedemos então com a modelagem do nosso shampoo, pesamos a quantidade que desejamos que cada barra possua e usamos uma prensa para criar o molde final que o produto final ficará.

Retire do molde e antes de embalar deixe secar por alguns dias, até ficar bem firme. Esse período vai variar de acordo com o clima da sua cidade no momento que você está realizando essa formulação.

Shampoo Sólido

Resultado Final

Então, esse foi o resultado final do nosso Shampoo Sólido de Baixo Custo. As barrinhas ficaram bem homogêneas.

Chamamos um amigo nosso para testar nosso Shampoo Sólido de Baixo Custo e ele adorou o resultado final. Não se esqueça de molhar bastante o cabelo antes de aplicar seu shampoo sólido.

Validade

É provável que o prazo de validade varie de 6 meses a 1 ano, dependendo dos Cuidados de Higiene no Manuseio e Conservação. Leia nosso post sobre Boas Práticas de Higiene na Produção de Cosméticos. Se você optar por usar ingredientes vivos e manipulados como Infusões, Gel de Aloe in natura, etc, é provável que a validade do seu produto seja mais curta. Sem dúvida, sempre que fizer alguma alteração em fórmulas, faça testes em pequenos lotes e observe sua estabilidade. E por último, dê preferência a embalagens que você não precisará tocar diretamente no produto.

Por fim, você pode acompanhar o passo a passo em vídeo também:

E então, o que você achou do nosso Shampoo Sólido de Baixo Custo? Gosta de usar esse tipo de produto na sua rotina de beleza? Tem mais algum produto que você gostaria de ver em uma versão mais “em conta”? 

Ah, se acaso você fizer o produto, venha nos contar sobre sua experiência e o que achou!

Seja um assinante do nosso Clube de Membros e tenha acesso à Conteúdos EXCLUSIVOS, Revista, Grupo, Lives e muito mais! Assine aqui. Conheça todos os Benefícios do Clube aqui

Em suma, esperamos que você tenha gostado desse post e qualquer dúvida ou sugestão você pode deixar um comentário.

Então a gente se vê no próximo post! Até lá.

Por Equipe Espiral de Ervas.

Publicado por:Espiral de Ervas

Por Equipe Espiral de Ervas

12 comentários sobre “Shampoo Sólido de Baixo Custo e Eficiente

  1. Olá! Posso trocar a farinha de arroz pra tapioca pure na receita do shampoo solido d baixo custo?

      1. Oie tudo bem? A farinha de arroz completa 12,7% da formulação… Se eu usar 5% de argila (limite de uso) os outros 7,7% eu completo com oque? Manteiga vegetal?

      2. o ideal seria vc substituir por outro ingrediente em pó da mesma classe, pois se vc usar manteiga vai impactar no resultado final do produto. vc consegue fazer farinha de arroz batendo arroz cru no liquidificador. bjosss

  2. Ótima receita! Se eu quiser dar uma corzinha pro shampoo (cúrcuma, pó de beterraba ou algo do tipo), quanto devo colocar?
    Obrigada

Deixe uma resposta